quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Lista

LISTA COM DEZ COISAS QUE EU QUERO QUE ACONTEÇAM COMIGO NOS PRÓXIMOS DEZ ANOS

1) Passar no vestibular;
2) Cursar Médicina Veterinária;
3) Ter minha própria casa;
4) Dirigir meu carro;
5) Ter meus cachorros (animais de estimação);
6) Continuar com meus pais por perto;
7) Ter o apoio da minha família;
8) Ter disciplina na faculdade;
9) Ter saúde;
10) Ter todos que gosto ao meu lado/redor.


LISTA COM DEZ COISAS QUE EU QUERO QUE ACONTEÇAM NO MUNDO NOS PRÓXIMOS DEZ ANOS

1) Que não haja desmatamento;
2) Que não haja mais guerras;
3) Que sejam todos mais pacientes uns com os outros;
4) Que não haja tanta fome no mundo;
5) Que não tenha mais abandono de animais e que tenha mais ajuda;
6) Que tenha mais empatia no mundo;
7) Que todos aqueles que tenham qualquer tipo de doença sejam curados;
8) Que não exista tanta briga no mundo;
9) Que não tenha tanto aquecimento global;
10) Que não joguem lixo em lugar errado e que não haja desperdício de comida.
-------//------------//-------------//————//—-

 *Identificação do Texto


        A Lista é um gênero textual com característica predominantemente injuntiva.

     De acordo com Houaiss (2015, p. 802), Lista significa “série de nomes de pessoas ou coisas. Listagem, relação, rol <l. de compras><l. de aprovados>”. 

      Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação, na escola Celestin Freinet, sob a orientação do prof. esp. Flávio B. S. Santos.

 
*Objetivos Desta Produção de Texto

1- Conhecer o gênero textual Lista;
2- Estimular o interesse por este gênero;
3- Estudar as características;
4- Estabelecer semelhanças e diferenças com outras modalidades textuais;
5- Compreender/Interpretar textos de diversos gêneros;
6- Identificar e caracterizar a tipologia injuntiva;
7- Desenvolver habilidades de escrita;
8- Aplicar os conhecimentos gramaticais estudados até este momento.


FONTE
HOUAISS, Antônio. “Pequeno Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. ” 1.ed. São Paulo: Moderna, 2015.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícia

                                                              A Cura do Amor                                                              (N...